terça-feira, 20 de novembro de 2007

Avaliação Final - Proposta de Atividade de Leitura e Escrita e Capacidades


Trabalhando com o Gênero Textual: Crônica.
(Esse trabalho será desenvolvido na 6ª série)
Um pé de milho (Rubem Braga)

Os americanos, através do radar, entraram em contato com a Lua, o que não deixa de ser emocionante. Mas o fato mais importante da semana aconteceu com o meu pé de milho.
Aconteceu que no meu quintal, em um monte de terra trazido pelo jardineiro, nasceu alguma coisa que podia ser um pé de capim - mas descobri que era um pé de milho. Transplantei-o para o exíguo canteiro na frente da casa. Secaram as pequenas folhas, pensei que fosse morrer. Mas ele reagiu. Quando estava do tamanho de um palmo veio um amigo que declarou desdenhosamente que na verdade aquilo era capim. Quando estava com dois palmos veio outro amigo e afirmou que era cana.
Sou um ignorante, um pobre homem de cidade. Mas eu tinha razão. Ele cresceu, está com dois metros, lança as suas folhas além do muro – e é um esplêndido pé de milho. Já viu o leitor um pé de milho?Eu nunca tinha visto. Tinha visto centenas de milharais – mas é diferente. Um pé de milho sozinho, em um canteiro, espremido, junto do portão, numa esquina de rua – não é um número numa lavoura, é um ser vivo e independente. Suas raízes roxas se agarram no chão e suas folhas longas e verdes nunca estão imóveis. Detesto comparações surrealistas – mas na glória de seu crescimento, tal como vi numa noite de luar, o pé de milho parecia um cavalo empinado, as crinas ao vento – e em outra madrugada parecia um galo cantando.
Anteontem aconteceu o que era inevitável, mas que nos encantou como se fosse inesperado: meu pé de milho pendoou.Há muitas flores belas no mundo, e a flor de milho não será a mais linda. Mas aquele pendão firme, vertical, beijado pelo vento do mar, veio enriquecer nosso canteirinho vulgar com uma força e uma alegria que fazem bem. É uma coisa e vivo que se afirma com ímpeto e certeza. Meu pé de milho é um belo gesto da terra. E eu não sou mais um medíocre homem que vive atrás de uma chata máquina de escrever: sou um rico lavrador da Rua Júlio de Castilhos.
(Braga, Rubem. Um pé de milho. 3. ed. Rio de Janeiro, Sabiá, 1970)

1º Passo: Levantamento de algumas hipóteses que o título pode oferecer (oralidade)
-O que se pode escrever sobre um pé de milho?
-Leitura individual / Leitura compartilhada.
-Checagem das hipóteses.
-Conduzir os alunos a observar como a crônica transforma um fato corriqueiro em tema de reflexão, de fantasia de lirismo. Discutir o conceito de crônica de maneira mais superficial, pois o conteúdo será aprofundado na 7ª série.


2º Passo: Levar os alunos a observar o nome do livro de que foi retirado o texto. O livro tem o mesmo título do texto, que é uma das crônicas que compõe o livro. Explicar que o mesmo acontece com os demais livros de crônicas de Rubem Braga: o título é sempre o nome de uma das crônicas.
Informar que o autor: mora em um apartamento, tem um grande amor pela natureza, pelas plantas e que o texto é uma demonstração disso.
No segundo passo serão desenvolvidas as habilidades de:
*Localizar informação explícita no texto.
*Inferir a parir de elementos presentes no texto, o posicionamento do autor.
*Reconhecer o efeito de sentido decorrente de determinadas escolhas lexicais.

3º Passo: Discussão do texto:
-De onde veio o pé de milho?
-O autor não conhecia pé de milho?
-Por que o autor dá tanta importância ao pé de milho?
-O autor gosta de morar na cidade?-Quais as comparações que o autor faz com o pé de milho?

4º Passo: Compreensão do texto:
- Em quantas partes podemos dividir o texto?
-Na introdução do texto, o autor compara dois fatos ocorridos numa mesma semana, um fato emocionante e outro fato mais importante. Cite-os.
-Há no texto, uma informação que permite concluir que ele foi escrito antes do ano em que os americanos chegaram à Lua (1969). Que informação é essa?
-“...em um monte de terra trazido pelo jardineiro, nasceu alguma coisa ...”
Três hipóteses tentaram explicar o que era; escreva cada uma delas:
-Que tipo de ignorância o homem atribuía a si mesmo?
-Por que ele tinha mesmo razão?
-Segundo o homem, qual é a diferença entre um pé de milho num milharal e um pé de milho sozinho em um canteiro?
-Você concorda com a idéia do autor?
(Habilidades)
*Inferir uma informação implícita no texto.
*Estabelecer relações entre informações presentes no texto.
*Estabelecer relação de causa e conseqüência entre os episódios narrados.
*Estabelecer relações entre as informações contidas no texto e o contexto histórico geral e do passado. (fato de o homem ter ido à Lua).
*Posicionar-se sobre fatos narrados, a partir de elementos presentes no texto.

5º Passo:
Vocabulário
“Eu não sou mais um medíocre”
“Detesto comparações surrealistas”
O que quer dizer: medíocre e surrealista?(Consulte um dicionário)
*Inferir sentido às palavras do texto.
*Identificar o sentido correto da palavra através do verbete.

6º Passo:
Confronte
Comparações realistas ______________O pé de milho parecia um pé de capim.
O pé de milho parecia um pé de cana.
Comparações surrealistas____________O pé de milho parecia um cavalo empinado.
O pé de milho parecia um galo cantando.
Conclua: Qual a diferença entre os dois tipos de comparação?
*Levar o aluno a perceber o que é real e o que ó fictício.
*Reconhecer o efeito de sentido decorrente de determinadas escolhas lexicais.

Sugestão de leitura: Para desenvolver o interesse dos alunos pelo gênero crônica, poderá ser sugerida a leitura de livros de Rubem Braga, Fernando Sabino ou outros cronistas brasileiros. Os volumes da coleção Para Gostar de Ler, da Editora Ática – são coletâneas de crônicas dos principais cronistas brasileiros, agrupadas por assuntos.

Um comentário:

Tamara disse...

Ok, meninas, suas propostas estão adequadas ao solicitado, contemplando as capacidades de leitura e escrita. Abs, Cid e Tamar.