sábado, 3 de novembro de 2007

Podemos conhecer o universo

Podemos conhecer o Universo?
Reflexões sobre um grão de sal (Carl Sagan)

A ciência é um modo de pensar. Seu objetivo é compreender com as coisas funcionam e procurar suas regularidades. Fazer ciência consiste em estudar desde a menor micro partícula até chegar ao cosmo ao Universo, é fazer experimentos, formular hipóteses e investigar a regularidade das coisas para se entender ou comprovar os porquês da existência de fenômenos naturais ou mesmo a composição e a formação de componentes existentes no Universo.
A mentalidade científica examina o mundo com uma atitude crítica, como se mundos alternativos pudessem existir, como se outras coisas devessem estar presentes embora não estejam. A partir do momento em que você começa a pensar, a imaginar o sentido para a existência das coisas, você está fazendo ciência. Entretanto praticar e transformar isso num hábito fará com que cada vez mais consigamos aperfeiçoar e entender melhor as razões pelas quais as coisas existem ou se transformam.
Se o Universo tivesse leis naturais que governassem seu comportamento com o mesmo grau de regularidade das leis que determinam a estrutura do sal então o Universo seria compreensível.
A comparação em se conhecer o Universo e um grão de sal que tem suas estruturas obviamente muito diferentes, nos parece impossível num primeiro momento, mas tudo depende da sua regularidade, pois nada existe ao acaso, se um grão de sal que é tão minúsculo se forma por uma regularidade que é compreensível ao ser humano, o Universo por ser tão gigantesco não é formado por acaso, deve ter uma regularidade que explica sua formação e complexidade.
Portanto tudo que tem uma regularidade é de possível compreensão ao ser humano.


Nenhum comentário: