sábado, 3 de novembro de 2007

Tarefa final-Relato Comentado

O Milagre Brasileiro (Fausto Boris)

No início o período chamado Milagre Brasileiro, parecia mesmo ser um milagre, uma solução para os brasileiros. A inflação era baixa, a economia era caracterizada por grande disponibilidade de recursos, houve grande disponibilidade de recursos, grande investimento de capital estrangeiro no país como o da indústria automobilística, a ampliação de crédito ao consumidor e grande expansão do comércio exterior. Foram várias as medidas que visavam à diversificação, tornar o Brasil menos dependente e mais desenvolvido. Tudo estava certo, parecia dar resultados.
A política criada por Delfim destinava-se ao desenvolvimento capitalista associado para o Brasil, mas nem tudo aconteceu como ele previa.
Um dos fatores que atrapalhou o “Milagre” foi à dependência excessiva do comércio internacional, pois o comércio de petróleo era o mais importante e necessário. Logo em seguida concentração de renda, salários mais altos para os administradores de empresas e cada vez mais baixos para os trabalhadores menos qualificados. Outro fator que podemos citar e que perdurou após essa época foi o abandono dos programas sociais pelo Estado, como a saúde, educação e moradia dos brasileiros que permanecia baixa.
Em se tratando de meio ambiente, nenhum momento foi considerado a preservação, pensavam somente nos projetos que visassem lucros, predominava o capitalismo selvagem. Hoje sofremos com as questões ambientais e pagamos o preço por atitudes mal pensadas e egoístas.

Nenhum comentário: