Durante parte do século passado ler era apenas decodificar grafemas para se ter um significado da linguagem do texto.O indivíduo deveria fazer associações de sinais para poder chegar a letra,à sílaba e a palavra, e delas, frase, ao período, ao parágrafo e ao texto, com isso as capacidades focadas eram as de decodificação do texto.
Com o passar do tempo outras capacidades foram sendo apontadas e desveladas, capacidades de ativação, de reconhecimento e resgate de conhecimento, capacidades lógicas, capacidades de interação social.A leitura passa a ser enfocada não apenas como um ato de decodificação ou transposição de um código, mas como um ato de cognição, de compreensão, que envolve conhecimento de mundo, de práticas sociais e conhecimentos linguísticos.
Ler num primeiro momento tratava-se apenas da compreensão do texto, posteriormente passou a ser uma interação entre o leitor e o autor, dessa forma o leitor percebe as intenções e sentido sobre regras e práticas sociais .Atualmente ler é se colocar em relação a um discurso com outros discursos anteriores associando sentidos, valores, significados, finalidades e interação entre eles dentro de uma esfera social de comunicação.
Ler nos remete a ativação de conhecimento (conhecimentos prévios), antecipação ou pedição, checagem de hipóteses, localização ou cópia de informações, comparação de informações e generalizações, ou seja, conclusões gerais sobre o fato.
terça-feira, 16 de outubro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário